You are currently viewing Funil de Vendas

Funil de Vendas

Se você já tem estudado ou ouvido falar de marketing, ainda mais o digital, com certeza você já se deparou com o funil de vendas de marketing. 

Caso ainda não tenha entrado em contato com ele, tudo bem também!, iremos te apresentar! E você vai ver como ele é uma ferramenta importante para converter sua audiência em clientes… e até para atrair clientes! 

 

O funil de vendas deve ser visto como algo bem estratégico na sua comunicação. Praticamente toda estratégia de comunicação passa pelo funil de vendas em algum momento, pois o interesse maior das empresas é vender! 

Nós o utiluzamos muito, para criar conteúdo, estratégias de campanha, me nossas mentorias e consultorias, ele é muito presente no nosso meio. E depois que você entender a importância dele, também vai querer usá-lo para trazer resultados. 

Funil pra quê?

funil de vendas

Como qualquer funil tradicional que existe por ai (até o da cozinha!), o topo é bem grande, e lá embaixo bem menor, certo? 

Pois bem, esse também é assim, já que é funil.  Ele é um modelo estratégico que representa a jornada do cliente pelo viés da empresa. Ou seja, ele considera desde o primeiro contato do cliente com a sua empresa até a venda ou pós venda (e fidelização).

Essa representação pode ser aplicada em qualquer setor, em qualquer mercado, e por isso que ela é tão usada (além de dar resultado, claro!). 

Ele pode ser separado em 3 grandes partes: topo do funil, meio do funil, e fundo do funil. E dentro delas existem algumas etapas, que podemos exemplificar pelo desenho abaixo: 

Funil de Venda marketing

Topo do Funil: Descoberta e Conhecimento

Aqui estão as pessoas que estão te conhecendo, você ainda é nova para elas. Elas ainda não entendem que você tem uma solução para elas, que você pode ajudá-las de alguma forma. 

Nessa etapa geralmente estamos lidando com visitantes, curiosos, pessoas que chegaram até você de alguma forma, mas sobre as quais você ainda não tem nenhuma informação. E elas aidna te pouca informação sobre você.

Então, esse é o momento de interação, seja para educá-los, para oferecer materiais e informações importantes para que eles andem no funil, indo para a próxima etapa.

Meio do Funil: Interesse e Consideração

Nessa etapa a pessoa já sabe da sua existência, e pode começar a gostar de você – ou não! Ela já entendeu que você tem um produto ou serviço que pode ajudá-lo, e ele percebe a necessidade desse produto/serviço!

Nesse momento ele começa a pesquisar, fazer contato para entender melhor como sanar o problema ou desejo que ele tem. Ele te considera para solucionar esse problema ou desejo, mas ainda vai pesquisar, buscar mais informações, ver o que você oferece de melhor, tentar estabelecer alguma relação de confiança. 

  

Fundo do Funil: Compra e Fidelização

Nesse momento, a pessoa já sabe que precisará do seu produto ou serviço para resolver o problema! Ela fecha a compra com você, se tornando seu cliente, e você foi o escolhido para ajudá-lo no problema que ela tinha. 

E como você já percebeu que esse caminho do funil poder ser longo, é MUITO indicado que você trabalhe com a fidelização de seus clientes, pois esses já passaram pelo processo todo! É muito mais fácil – e barato – vender para alguém que já comprou de você do que por alguém que nunca ouviu falar de você.

Funil de Venda entendido, e agora?

O funil, como dissemos,  é a representação do caminho, pelo olhar da empresa, que uma pessoa passa até se tornar cliente. Feito isso, vem a parte estratégica: entender todos os pontos de contato  (quais canais – redes sociais, site, WhatsApp, telefone, email?) que você vai ter com esse cliente em cada etapa e adequar o conteúdo e linguagem para que o seu potencial cliente vá passando por dentro do funil. 

A gente trabalha com Marketing de Conteúdo em todos os pontos da nossa estratégia, e o funil de vendas está sempre acompanhando nossos processos. Ele é parte fundamental de um bom resultado no marketing digital. 

Para conhecer melhor nossos serviços, clique aqui.

Deixe um comentário!