You are currently viewing Gestão do Tempo para Mulheres Empreendedoras

Gestão do Tempo para Mulheres Empreendedoras

Gestão do Tempo para a empreendedora é um desafio.

Temos que administrar negócios, família, estudos, lazer, dinheiro e um milhão de coisas mais.

A carga é pesada e muitas vezes difícil de lidar. Não vamos romantizar nada por aqui!

Não existe essa de “mulher maravilha”, “mulher superpoderosa”, “mulher heroína” … Estamos sobrecarregadas sim!

O volume de tarefas que temos que lidar é pesado, não tem como não se perder com tantas responsabilidades.

Mas vamos te ajudar com isso, porque também estamos nessa loucura do dia a dia de empreendedora.

Aqui na agência somos em três. Imagina administrar agendas, clientes, demandas e tarefas pessoais. Aprendemos a lidar com tudo isso sem virar loucura utilizando estratégias de gestão do tempo.

lista de tarefas

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo nada mais é do que utilizar técnicas de otimização para executar tarefas de maneira eficiente e produtiva.

A maneira como você organiza e executa as tarefas do dia a dia podem estar te consumindo muito mais tempo do que deveria, então, se você quer que seu dia renda mais, é melhor começar a aplicar algumas estratégias de gestão de tempo.

Por que gestão do tempo é tão importante?

Gestão do tempo é importante para que a sua rotina possa ser mais leve, tranquila, produtiva… É claro que se você estiver muito sobrecarregada não tem milagre!

Às vezes é preciso delegar algumas funções ou dar uma pausa em alguns projetos para que a saúde mental não vá para o ralo.

Aquela história de que todo mundo tem as mesmas 24 horas no dia é balela! Pessoas que dizem isso não tem ideia do tamanho de responsabilidades e tarefas que as mulheres têm que suportar diariamente.

Saiba que se você não tem tempo, não significa que você não está sabendo administrar seu tempo, significa que você está sobrecarregada.

Talvez empregar algumas técnicas de gestão do tempo possa te dar um alívio nessa rotina louca.

Sem Pressão!

A sua estratégia de gestão do tempo não pode te consumir tanto tempo! Ficou confusa?  Calma, você já vai entender!

Queremos dizer que nessa jornada de tentar achar a melhor maneira de administrar nosso tempo nos deparamos com inúmeras “estratégias” que prometem ajudar a melhorar a rotina, mas você perde tanto tempo organizando e administrando essa gestão que a sua rotina acaba ficando ainda mais complicada.

É claro que devemos ter planejamento, mas não pode acontecer de você passar mais  tempo planejando do que executando. Aí as 24 horas não vão render mesmo!

Sem mais delongas, vamos às técnicas de gestão de tempo, porque tempo é dinheiro!

Técnicas de Gestão do Tempo

Saiba em quais tarefas o seu tempo está sendo gasto

Faça um levantamento de todas as suas tarefas diárias e quanto tempo você leva em média para executá-las.

Estabeleça metas diárias

Entenda quais tarefas podem ser realizadas no dia, na semana e no mês. As distribua de maneira inteligente e coloque objetivos a serem cumpridos no dia. Seja realista! Não adianta estabelecer metas absurdas que você não vai conseguir cumprir.

Entenda qual o seu melhor horário

Algumas pessoas são mais produtivas em períodos específicos do dia (manhã, tarde, noite). Deixe as tarefas mais complexas para realizar quando você se sente mais produtiva.

Prioridade

Se tudo for prioridade, é bem provável que nada será feito. Então…  Qual a sua prioridade? Selecione a tarefa que é MAIS importante e execute-a, depois resolva as outras coisas.

Tenha um tempo de execução

Coloque um tempo limite para realizar determinada tarefa. Esse tempo tem que ser factível e compatível com o nível de dificuldade da tarefa.

Bloqueie distrações

Se você é uma pessoa que se distrai fácil, então fique longe do celular, tv, redes sociais e qualquer coisa que possa tirar sua atenção.

Não tente abraçar o mundo: Já falamos isso aqui, mas vale enfatizar! Não adianta tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

Dê uma pausa

Faça um intervalo entre tarefas. Levante, se alongue, beba água. Quando você retornar estará mais concentrada.

Cuide da sua saúde e bem-estar

Como costumamos falar por aqui, qualquer coisa que custe sua paz é caro demais. Durma bem e tenha horas adequadas de sono, faça exercícios, se divirta, aproveite. Trabalho não é tudo. Não se culpe por descansar ou por tirar uma pausa.

Use ferramentas de organização

Já fizemos um post no nosso Instagram sobre ferramentas que ajudam na organização. Encontre a que você mais gosta e use-a para te ajudar com a sua organização.

Delegue

Se você pode pedir ajuda, então peça! Não tente fazer tudo sozinha. Nós por exemplo, podemos te ajudar com gestão de redes sociais. Uma tarefa a menos para você se preocupar.

Esperamos que essas orientações possam te ajudar a organizar melhor o seu tempo.

Lembre-se de que ninguém é perfeita. Muito cuidado com conselhos do tipo “trabalhe enquanto eles dormem”. Isso vai acabar com a sua saúde física e mental.

Ah… outro conselho de ouro: Aprenda a dizer não de vez em quando!