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Como estabelecer prioridades utilizando uma visão de stakeholders?

Stakeholders – O que são? 

Stakeholders é um termo muito utilizado no mundo dos negócios e não é por acaso. 

 

Eles são qualquer grupo ou pessoa que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos de um negócio. A tradução literal do termo significa “partes interessadas”. 

 

Stakeholders – Quem são?

Primeiramente, devemos considerar como stakeholders (partes interessadas) os clientes, funcionários, concorrentes, fornecedores, investidores, comunidade local, mídia, e muitas outras partes que impactam as práticas do empreendimento. 

 

Embora pareça simples, para entender quem são de fato estas partes interessadas é preciso fazer uma análise interna e externa do seu negócio. Nesse sentido, é preciso fazer um levantamento de todos os agentes que influenciam ou são influenciados pelas suas ações. 

 

Portanto, a partir de agora você pode montar um mapa de stakeholders para te ajudar na visualização. 

Abaixo segue o exemplo de um mapa que representa a nossa empresa: 

Mapa de stakeholders

Mapa de stakeholders WM Power

Stakeholders e sua importância 

Antes de mais nada, é importante saber que não somos as únicas impactadas por nossas decisões. Contudo, podemos influenciar reações em todos os agentes que cercam o nosso negócio, assim como eles podem influenciar de alguma maneira nossa tomada de decisão.

 

Por isso é importante ter consciência do todo para a gestão e prosperidade do seu negócio e vida profissional/pessoal. Nesse sentido, podemos dizer que o ambiente de negócios não se passa em um limbo, as empresas estão inseridas em processos sociais que refletem em impactos para muitas partes. 

 

Gestão Para Stakeholders

Diante disso, entramos no conceito de gestão para stakeholders, que consiste no bom relacionamento e geração de valor para as partes interessadas que cercam o negócio. 

 

Embora a quantidade e impacto das partes interessadas varie muito de negócio para negócio, é importante saber que o processo é o mesmo. Por isso o passo inicial da gestão é o reconhecimento que explicamos no “Quem são”. 

 

Depois que identificar quem são as partes interessadas, é preciso distribuí-las de acordo com a prioridade que cada um tem no seu negócio.

 

Para os próximos passos da gestão podemos utilizar uma lente de Importância e Urgência.  Dessa forma, será possível implementar ações de relacionamento de acordo com a prioridade dada a cada stakeholder. 

 

Com isso, preparamos uma matriz de Importância e Urgência de Stakeholders para que você organize as ações e relacionamentos do seu negócio. 

Matriz de importância/urgência de stakeholdersMatriz de importância/urgência de stakeholders

 

Como utilizar a matriz de importância e urgência?

Primeiramente distribua nos quadrantes os stakeholders (clientes, funcionários, investidores, concorrentes e etc.) de acordo com o seu nível de importância e urgência. 

 

Além disso, considere a influência que cada um exerce no seu negócio e como eles podem te afetar/ser afetados. 

 

Conforme explicamos anteriormente, cada negócio tem suas perspectivas e cenários, então fique a vontade para distribuir os stakeholders da maneira que você achar melhor. 

 

Agora vamos entender onde eles se encaixam: 

 

Quadrante 1: 

Aqui você deve informar quem são os seus stakeholders mais importantes e que requerem a sua máxima atenção. 

Em outras palavras, é para quem você deve demonstrar disponibilidade, atenção, engajamento e empatia, pois são os que mais impactam nos objetivos do seu negócio. Portanto, as principais ações e medidas devem ser pensadas para que estas partes fiquem satisfeitas. 

 

Quadrante 2: 

Esses stakeholders requerem atenção e são urgentes, mas suas necessidades não são tão importantes para colocá-los como prioritários. 

 

Quadrante 3: 

Os stakeholders desse quadrante são importantes, no entanto não possuem necessidades urgentes, lembre-se que eles também impactam de alguma forma no objetivo do seu negócio.

 

Quadrante 4: 

Esses stakeholders não são importantes e nem urgentes, mas estão presentes no seu negócio. Portanto monitore-os e tenha consciência de que eles existem e que estão de olho nas suas atividades. 

 

 

4 ações que podem melhorar sua gestão para stakeholders: 

Depois que explicamos o que são stakeholders e onde eles se encaixam, nós vamos te ajudar a gerenciar melhor essas partes por meio de 4 ações:

 

 

  1. Estabeleça Prioridades: Conhecer quem são os nossos stakeholders e quais são os mais importantes para o nosso negócio nos ajuda a estabelecer prioridades. Portanto, dê prioridade àqueles que são importantes e urgentes, e depois para os importantes e por fim os urgentes. Atenda aos outros grupos em seguida, de acordo com as prioridades estabelecidas.
  2. Reconheça os Impactos: Reflita sobre como você pode aumentar os impactos positivos e diminuir os impactos negativos para os seus stakeholders. Com isso, estabeleça metas que você possa cumprir e que pode gerar um bem geral e o reconhecimento do seu negócio.
  3. Gere Valor: A criação de valor para um stakeholder afeta automaticamente como o valor é criado para outros stakeholders. Portanto, é necessário agir sempre com coerência e responsabilidade. Sendo assim, é importante estabelecer um propósito e valores para o seu negócio, e acima de tudo, agir sempre de acordo com essas diretrizes.
  4. Se Organize: Embora pareça clichê dizer… organização é tudo. Por isso, organize seu tempo e suas atividades de acordo com a prioridade estabelecida para os stakeholders. Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo para cumprir os objetivos que estão propostos no seu negócio.

 

Resumão

Finalmente podemos concluir que os stakeholders da atualidade estão cada vez mais atentos às ações e iniciativas das empresas. 

 

E aqui, não importa se o seu negócio é grande ou pequeno.  É evidente que suas ações geram impacto para um grupo de pessoas, e que essas pessoas esperam atitudes ganha-ganha. 

 

Portanto, reconheça o impacto que seu negócio tem na comunidade em que está inserido, e na vida das pessoas que o cercam. Então, promova ações que geram reconhecimento positivo para o seu empreendimento e que agregam valor para os seus stakeholders.

 

Dica de leitura: The Power of And: Business without trade-offs.

Você também vai querer ler Análise SWOT e suas vantagem

 

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