Ikigai: seu propósito de vida e o seu negócio

Ikigai: seu propósito de vida e o seu negócio

"Seu Trabalho vai preencher boa parte da sua vida, e a única maneira de ser verdadeiramente satisfeito é fazer o que acredita ser um ótimo traballho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho, é amar o que se faz"

Steve Jobs, embora não conhecesse a mandala Ikigai (não que saibamos, pelo menos), já aplicava conhecimentos dela.

Hoje em dia, cada vez mais vemos pessoas infelizes ou estressadas, e com baixa qualidade de vida. Elas normalmente estão vivendo no  “piloto automático”: fazendo sempre as mesmas coisas, e não é o que as realiza. 

E é aí que a mandala Ikigai entra para ajudar. Embora ela seja uma ferramenta de auto-conhecimento, ela é muito usada no meio profissional.

Iki o quê??

Ikigai não tem uma tradução direta para o português. São junções de dois termos em japonês, um que significa Vida e outro termo mais complexo, que significa algo como “Realização ou Razão ou Harmonia dos Desejos e Expectativas” – e assim ela acabou sendo conhecida como a mandala do propósito de vida, ou da Razão para Viver.

A mandala é composta pela análise de 4 esferas: O que você AMA, o que você é BOM, o que o mundo PRECISA e pelo o que você pode ser PAGO.

Nas intersecções dessas esferas você já vai encontrar:

E no centro das intersecções, você encontrará o seu IKIGAI. Que é o seu propósito de vida!

Lá está o seu IKIGAI. E o legal aqui é você também perceber que se alguma parte da esfera fica de fora, você terá sentimentos como inutilidade, incertezas, sentimento de vazio ou falta de prosperidade. 

ikigai

Conseguindo encontrar o seu IKIGAI, além de ter mais sucesso nos negócios, você ainda vive melhor e com mais qualidade, pois estará satisfeita e feliz.

Tudo que a gente sempre sonhou, né?

Fazendo a sua Mandala Ikigai

Parece muito simples né? Mas pode ser que você se depare com um branco! Muito comum… por isso te damos algumas dicas simples de como fazê-la:

  1.  Reserve em torno de 30 minutos para a atividade, com papel e caneta. Ou até canetinhas, se gostar.
  2.  Faça a sua mandala, de acordo com a imagem e pense em cada círculo, com calma. E depois vá para as intersecçoes. 
  3.  Finalmente, vá para o centro da mandala, e tente resumir tudo em UMA única frase. Não precisa estar linda, e nem gramaticalmente correta. 
  4.  Reflita sobre tudo o que você escreveu.
  5.  Compartilhe com quem te conhece bastante e seja próximo de você!
  6.  Por fim… compare com o seu momento atual! O quanto longe ou perto você está do seu Ikigai?

Ter seu negócio alinhado ao seu ikigai é uma fonte de felicidade! Trabalhar no que se ama, alinhado à sua essência, garantindo a satisfação de outros, e ainda sendo remunerada por isso!

Nós, temos a WMPower como nosso Ikigai. Somos 3 mulheres únicas; com paixões, aptidões, vocações e missões diferentes, mas temos em comum no centro de nossas realizações: empoderar mulheres à serem protagonistas de seus negócios no meio digital. Cada uma com sua particularidade, mas com o mesmo propósito! 

E temos a certeza que podemos ajudar a colocar o seu Ikigai no mundo digital! Porque sabemos que faremos a diferença para o seu negócio, para a sua história, e assim para o seu sucesso.

 

Vamos conversar? Manda um e-mail para mandaoi@wmpower.com.br ou clique aqui

Deixe um comentário!