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Metas – SMART

Metas que levem ao sucesso!

Uma das atividades de uma empreendedora de sucesso é ter metas! Para qualquer negócio prosperar e ter sucesso, é muito importante que metas sejam traçadas! E claro, depois precisam ser alcançadas né? 🙂 

Mas sabia que além de ter metas para o seu negócio, é importante você ter metas pessoais de realização? Para ter seus sonhos realizados! Algo como: fazer aquela viagem, mudar para a casa dos seus sonhos, ou até fazer aquela festa de casamento ou aniversário! 

 

Pelo lado profissional, nós empreendedoras aqui da WMPower não é diferente! A gente também precisa definir as nossas metas, que sempre é um KPI importante para o nosso negócio (a gente já falou sobre KPI, só clicar aqui para ler). 

 

Você já sabe então que a meta do seu negócio precisa ser KPI, ou seja, um indicador importante de sucesso para a sua empresa. Hoje a gente vai te mostrar um método eficiente para montar sua meta! Seja ela pessoal (ter uma casa de praia?) ou profissional (aumentar seu faturamento?). 

 

Vamos lá!?

Conheça o método SMART para fazer suas metas!

O método SMART é uma forma de definir as metas que se baseiam em 5 fatores, que são as inicias em inglês de SMART – S (específico), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal). 

 

Esses 5 fatores funcionam como um checklist, sempre que você definir a meta você precisa passar por esses 5 fatores de verificação. E o legal é que ela vai servir tanto para sua empresa ou para sua vida pessoal! 

Vamos entender os 5 fatores com um exemplo prático?

Como te falamos, cada letra do SMART significa uma coisa em inglês. Vamos explicar cada um deles e vamos usar de forma prática um exemplo simples, ok?! 

Vamos supor que sua meta é chegar num faturamento de R$ 10.000,00 por mês (fictício aqui né gente! Cada uma na sua realidade).  E claro, se você quiser aproveitar e fazer para sua vida pessoal, como mudar de casa ou realizar uma viagem, vamos lá! 

O primeiro fator é que sua meta precisa ser específica. Ela precisa ser bem clara para que ninguém tenha nenhuma dúvida sobre como e porquê ela será alcançada. Vamos usar o exemplo de chegar no faturamento de R$10.000 por mês, precisa responder à algumas perguntas:

  • o que eu quero alcançar com essa meta? Resp: R$10.000 por mês de faturamento.
  • quem será ou quem serão os responsáveis por ela? Resp: aqui você já vai definir quem serão os responsáveis. Você tem uma equipe de venda? Estabeleça metas com eles. Ou você é a única responsável?
  • onde ela será realizada? Resp: pelo e-commerce? Ou na loja física? Online?
  • como ela será conquistada? Resp: aqui você já começa o seu plano de ação! Vai investir em marketing? Tráfego pago? Parcerias? Fazer parcerias?
  • por que ela deve ser seguida? Resp: Porque isso é importante para você ou para a empresa – aumentar a presença de mercado? Aumentar os lucros?

Sua meta precisa ser mensurável, para você saber quando chegou nesse objetivo. Não pode dar margem à subjetividade! Lembra do KPIs? Vai te ajudar aqui também. Voltando no exemplo de faturar R$10.000 por mês, precisamos responder as perguntas:

  • qual é o resultado esperado? Resp: o faturamento de R$10.000 no mês.
  • quanto tempo será necessário para alcançar a meta? Resp: definir quando essa meta será alcançada! Coloque prazo, data de verdade! Por exemplo: no mês de Abril.

Meninas, parece óbvio né? Mas nem sempre…. sua meta precisa ser coerente, possível de ser realizada. Tipo caber no bolso sabe? Se você tem uma média de faturamento de R$1.500, não adianta fazer uma meta de R$10.000 para atingir em 1 mês! Vai ser muito difícil e só vai te desmotivar. Você até pode colocar a meta de R$10.000, mas num prazo mais longo, e com um bom plano de ação, né? Temos duas perguntinhas aqui: 

  • pelo histórico, é possível atingir o objetivo?
  • pela sua opinião e da sua equipe, vocês acreditam que é possível?

A meta precisa ser algo importante para sua empresa ou para você! Algo que valha a pena o esforço, correr atrás, lutar por ela!

Precisa ter um impacto positivo: seja no negócio ou na sua vida! 

Então a pergunta para ser respondida aqui é: 

  • é importante eu atingir essa meta? Porque? 

Qualquer meta precisa ter um prazo para ser cumprida! Seja o faturamento, a casa, a viagem…. Se não, você pode cair naquele: “ah, deixa para depois… ou no depois eu faço.” Lembre-se, se a meta é relevante, ela é importante e vai trazer um impacto positivo, então dê um prazo para a realização dela! E se você for dar um prazo muito longo, tente pensar no passo a passo para atingir essa meta, e dê prazos no passo a passo…

Então a perguntinha importante dessa fase é:

  • quando esse o objetivo será alcançado?
metas smart

Tire a meta da cabeça!

Esse esquema permite que a gente tenha metas alcançáveis e que servem para tudo – metas para o ano seguinte, pessoais, profissionais…. 

E uma coisa é fato: só quando você coloca no papel (tá bom…. no computador também vale) essa meta será alcançada! Precisa sair da cabeça para ela acontecer! 

Ajuste a meta!

Talvez depois de passar sua meta pelo SMART ela será alterada… ou você vai precisar fazer alguns ajustes. 

 

No nosso exemplo, de faturar R$10.000 por mês, já teremos que mudar ela para: faturar R$10.000 por mês, a partir de Maio, no e-commerce, e os responsáveis são a equipe de vendas, por exemplo. 

 

Mas ainda não acabou! Tendo a meta, temos que ir para o plano de ação! Mas isso já é um tema para outro post…. rsrsrrs 

 

Fique ligada por aqui! 🙂

 

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