Você sabe quanto sua empresa fatura por mês? E o quanto disso sobra depois que são pagas as despesas? E quando você investe num anúncio de Marketing, o quanto sua empresa recebe de retorno sobre esse investimento?
Esses números são mágicos numa empresa! E por isso, te apresentamos agora KPIs!!!
KPI é uma sigla em inglês que significa Key Perfomance Indicator, e que podemos traduzir como os principais indicadores de performance de um negócio (ou indicadores chave de performance).
Parece complicado ou que não é para você?
Mas vamos te dizer que essas três letrinhas aí podem fazer a diferença no sucesso da sua empresa, seja ela de qualquer tamanho. Aliás… quanto antes você tiver seus KPIs, antes você terá sucesso! Bom né?
E menor as chances da sua empresa não dar certo…. Segundo o IBGE, 21% da empresas quebram no primeiro ano, e se elas acompanhassem seus KPIs isso não aconteceria!
Todas as empresas de sucesso usam KPIs! Melhor ter logo para virar um sucesso, e nem correr o risco de dar ruim né?
Não se melhora aquilo que não se mede.
Já ouviu isso? Faz sentido né? Afinal, como você vai saber se está melhorando ou piorando se não consegue medir? Por isso existem os KPIs dentro de um negócio!
Então vamos do começo, para você ter os seus KPIs!
KPIs servem para mensurar a performance. Logo, TUDO que pode ser medido pode ser um KPIs. Mas não quer dizer que você deve controlar todos eles, ou tudo o que pode ser medido. Tem coisa que é importante medir, e coisa que não. Por isso falamos muito em escolher os KPIs certos para o seu negócio e seus objetivos.
Tem alguns KPIs que servem para quase de todos os negócios:
- Faturamento – o quanto sua empresa fatura, no total.
- Rentabilidade – qual o lucro que sua empresa gera, depois de pagar todas as contas e custos.
- Ticket Médio – valor que cada cliente gasta por compra.
- ROI (Return Over Investment) - retorno sobre o investimento feito.
Cada empresa e departamento até podem ter KPIs específicos, como: controle de qualidade, índice de devolução, reclamações, índice de recompra, etc…
Por isso que falamos: tudo depende do seu negócio e da sua estratégia, de como você quer ser conhecido, e se posicionar para saber como controlar. E sim, é necessário ter uma forma de controle mensurável, para saber se você está melhorando ou piorando….

Mas KPI é a meta?
Como explicamos, KPIs pode ser tudo o que é mensurável… e normalmente você precisa ter metas que sejam quantificadas.
Então é muito comum que você seleciona alguns KPIs para serem suas metas. Mas não quer dizer que todo KPI é uma meta. Às vezes ele vai ser somente um controle, um indicador.
E os KPIs do Marketing Digital?
No marketing digital, existem algumas métricas que você deve conhecer, e cada uma depende do objetivo que se tem, e de qual etapa da jornada do consumidor se está trabalhando.
Vamos às principais:
- Impressões: é a quantidade de vezes que a seu post ou anúncio é visualizado – usamos na fase de descoberta, quando o cliente ainda não conhece determinada marca ou produto. Um usuário pode ver a o post ou anúncio mais de uma vez, por isso que as impressões são maiores que o alcance.
- Alcance: é o número ou percentual de usuários que viram o post ou anúncio. Usamos também na fase de descoberta, para saber quantas pessoas realmente viram o post ou anúncio.
- CPC (Custo Por Clique): é o investimento feito dividido pelo número de cliques – usamos essa métrica com vários objetivos, mas o mais comum é o tráfego (para saber quantas pessoas andam acessando seu site/rede social, etc...).
- CTR (taxa de cliques): é o percentual de pessoas que clicaram no seu anúncio. A conta é feita assim: (cliques/impressões)*100 – usamos para medir a eficiência do call to action (chamada para a ação do anúncio).
- CR (Taxa de conversão): é o percentual de pessoas que fizeram a ação solicitada no anúncio – baixaram um e-book, preencheram um formulário, se cadastraram numa promoção, etc… A conta é assim: (conversões/visitas)/100.
- CAC (custo por aquisição): é o valor investido para se conseguir fazer uma venda/ conquistar um cliente. A conta é a divisão do investimento pela quantidade de vendas/ clientes conquistados.
Existem várias outras! Esses são os mais usados, mas como falamos, sempre depende do seu objetivo.
Então... é para mim?
Os KPIs indicam a melhora ou piora do seu negócio rapidamente, o que te dá a chance de mudar de rumo e estratégia se os resultados não estão como os esperados…. Ou até de colocar mais velocidade e investimento se estiver no caminho certo, assim você pode alavancar seus resultados!
Por isso que todas as empresas de sucesso usam KPIs – maior a chance do seu negócio não dar errado, e até de crescer mais rápido se resultados estiverem bons! Mas para isso, você precisa acompanhar os KPIs!
Temos certeza que você quer vencer, conquistar seus sonhos e o sucesso do seu negócio, por isso, escolha os KPIs do seu negócio, e acompanhe-os de perto!
E que tal bater um papo com a gente sobre isso? E como nós podemos te ajudar a crescer? Clica aqui!