O Pinterest vem ganhando cada vez mais usuários nos últimos tempos. A plataforma atrai milhões de pessoas que buscam inspiração e informação para suas próximas compras e pesquisas.
O Pinterest tem mais de 478 milhões de usuários ativos, que interagem continuamente com publicações e marcas.
Navegar no Pinterest é simples! Você pode salvar os “pins”, criar pastas, e até clicar nos links disponíveis que levam às páginas das empresas.

Como é o público que usa o Pinterest?
O público do Pinterest está aberto a novas ideias e inspirações, e esperam que os criadores de conteúdo (tanto pessoas, quanto empresas) ofereçam pins que os motivem a responder um call to action – a chamada para a ação, então envolva sua audiência solicitando-os à fazerem alguma coisa por lá.
Os usuários buscam a plataforma para encontrar informações, referências e muitas vezes até para efetuarem compras.
- 72% do público da plataforma é feminino;
- A plataforma tem um público jovem. A faixa etária mais representativa é de 25 a 34 anos, seguida por 35 a 44 anos e 18 a 24 anos;
- Está entre as 10 redes sociais mais utilizadas e preferidas pelos usuários mundialmente;
A plataforma possui algumas características muito interessantes que ajudam os negócios a estabelecerem uma estratégia de segmentação para vender mais produtos, gerar novos leads e direcionar tráfego para um site.
Crie Bons Conteúdos e até Campanhas
Deixe a criatividade rolar à vontade no Pinterest. É permitido fazer colagens com até 5 imagens! Crie e teste várias possibilidades até achar a que mais traz resultados para o seu tipo de conteúdo. Você também pode adicionar links que encaminham o usuário para uma outra rede social, site, landing page, etc.
Vídeos curtos também são permitidos, e são uma ótima opção de pin.
No Pinterest também é possível fazer campanhas, assim como no Facebook Ads e Google, e atingir pessoas com interesses específicos, já que a plataforma tem com um bom mecanismo de busca de palavras-chave e pins relacionados aos conteúdos visualizados pelos usuários.
A plataforma reporta que mais de 169 milhões de pessoas são alcançadas por anúncios diariamente.
O Pinterest também possui sua própria ferramenta de análise. É possível verificar impressões, engajamento e perfil do público que interagiu com a publicação.
Uma boa estratégia de conteúdo para o Pinterest
- Crie conteúdos regularmente. Estabeleça um calendário de conteúdo, assim como nas outras redes sociais.
- Adicione um link que direciona o usuário ao seu site ou outro canal de vendas que você possa utilizar.
- Nomeie bem os painéis e títulos das suas postagens. Pense como o usuário irá buscar aquilo que você oferece.
- Respeite as dimensões de imagens da plataforma. Para o Pinterest o ideal são imagens verticais na proporção de 1.000 x 1.500 pixels.
- Inclua seu logo nas imagens, bem como uma sobreposição de texto que descreva o seu produto/serviço.
Segue o exemplo de uma boa prática:
A imagem está na vertical, contém o logotipo, link e uma breve descrição do que se trata o conteúdo… percebeu?
A plataforma ainda permite que você agende os pins, desta forma fica mais fácil gerir o conteúdo.
Ainda na dúvida se é para você?
O Pinterest é uma rede social com muito potencial para reconhecimento e alcance de uma marca. Se você tem algo a oferecer e quer que as pessoas conheçam os seus produtos e serviços, então o Pinterest é para você.
Considere fazer parte dessa rede como outro canal de contato com os seus clientes e potenciais clientes, principalmente se o seu negócio oferece um produto/serviço que está direcionado ao público jovem e feminino.
Além de ser um grande banco de imagens e inspiração, o Pinterest também oferece um ótimo mecanismo para atrair leads e gerar reconhecimento da marca.
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Montamos um tutorial para você colocar seu negócio no Pinterest de forma fácil, rápida e que você mesma consiga fazer!
Não perca mais tempo e marque presença nesse rede social, que pode ser mais uma aliada para os seus negócios!
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