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Público-Alvo: Como definir?

Você já se perguntou quem é o seu público-alvo e como definí-lo? 

Essa é uma dúvida muito comum entre as empreendedoras. 

Percebemos que um dos maiores desafios dos negócios é encontrar o público correto que queira comprar o seu produto ou serviço. 

Você já se perguntou por que não consegue vender mesmo sabendo que o seu produto ou serviço é bom? Ou por que os clientes não querem pagar pelo que você oferece mesmo sabendo que o seu preço está adequado?

Pois é! Se identificou? Vira e mexe escutamos esses desabafos de nossas clientes e seguidoras, então se você se sente assim, saiba que você não está sozinha. 

Se você sabe que o que você está oferecendo para o seu cliente é realmente bom, então talvez o problema pode estar na sua segmentação de público-alvo. 

Não saber reconhecer e atingir o público-alvo correto é um dos erros mais comuns nos negócios, e um dos fatores que provavelmente estão te impedindo de vender mais. 

Mas antes de te ajudarmos a segmentar o seu público alvo de um jeito power pra você vender mais, vamos entender o que é público-alvo. 

O que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas. 

Quando você delimita o seu público-alvo, você está segmentando o mercado e escolhendo um grupo que tem características demográficas, geográficas psicográficas e comportamentais parecidas. 

Isso quer dizer que você está selecionando pessoas que tem o potencial para serem seus clientes com base em um perfil que está alinhado com o seu negócio. 

A segmentação do público-alvo é necessária para que você possa:

  • Definir seus tipos de produtos/serviços
  • Definir seu posicionamento de mercado
  • Se diferenciar da concorrência 
  • Anunciar nas redes sociais

Se você não define o seu público-alvo, o seu negócio vai continuar estagnado e você não vai atingir um público mais qualificado para vender mais e vender melhor. 

Se você se identificou com algum desses desabafos que a gente mencionou lá em cima, então está na hora de fazer uma pausa estratégica e definir o seu público-alvo. 

Por que definir um público-alvo?

Quando você tem um público-alvo definido é possível direcionar melhor os seus recursos e esforços para atingir um grupo que tem mais chance de converter em venda para o seu negócio.

Imagine que você vai fazer uma campanha de Facebook sem saber o seu público-alvo. É um desperdício de dinheiro, além da frustração de ver que as pessoas que te procuram não são aquelas que de fato querem adquirir o que você oferece. 

Não adianta tentar atirar para todos os lados, você tem que ter uma estratégia bem definida se quiser ter sucesso no seu negócio. 

Mas meninas, como eu defino o meu público-alvo?

Vamos lá…

Como definir o seu público-alvo?

Antes de te falar como definir o seu público-alvo vamos recapitular algumas coisinhas. 

Lembra que o público-alvo é uma segmentação baseada em características demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais?! Pois é… Vamos começar por aí!

Precisamos entender quais são essas características. 

Características Demográficas: como características demográficas do consumidor, você deve saber qual a faixa etária, gênero, escolaridade, estado civil, composição familiar, renda.

Exemplo: Se você vende joias finas femininas, seu público pode ser composto de mulheres e homens (que irão presentear as mulheres), com renda familiar alta, de 30 a 55 anos.

Características Geográficas: Região em que mora, clima.

Exemplo: Se o seu negócio é um restaurante que oferece almoço executivo, seu público-alvo pode ser as pessoas que moram ou trabalham nas proximidades. 

Características Psicográficas e Comportamentais: Estilo de vida, status social, atividades diárias, hábitos alimentares, opinião sobre determinados tópicos, interesses, preocupações…

Exemplo: O seu público-alvo pode gostar de fazer exercícios físicos, ter um estilo de vida e alimentação saudável, pessoas com atitudes sustentáveis… 

Agora que você entendeu os aspectos principais sobre a definição do público, faça as seguintes perguntas:

  • O meu cliente é homem ou mulher? Ou ambos? Qual a faixa etária? São pessoas com qual escolaridade? Qual o poder aquisitivo do meu cliente? É casado ou é solteiro? Tem filhos? Tem pets? 
  • Onde moram? Com quem moram? O clima afeta a venda do meu produto?
  • Quais os interesses e preocupações do meu cliente? 

Vamos ver um exemplo?

Uma confeitaria localizada na Zona Sul de São Paulo.

Geográfica: moradores da Zona Sul e bairros próximos. 

Demográfica: Mulheres, entre 25 e 50 anos, solteiras e casadas. Trabalham e tem uma renda familiar entre 5  e 10 mil. 

Psicográfica: Gostam de comer bem e de conhecer lugares novos, gostam de doces, de receber bem a familia e amigos em casa.

público-alvo

Atenção!

Você pode ter mais de um público alvo dependendo do produto ou serviço que você oferece – imagine se você vende para empresas e para o público final, por exemplo. O importante é identificar quais são esses públicos e direcionar sua força de vendas para atingir cada um de uma maneira mais eficaz. 

Outro aspecto importante para que você consiga atingir o seu público-alvo de maneira mais efetiva é entender quem é a sua persona

A forma como você comunica o seu conteúdo deve estar alinhada com a sua audiência com os seus clientes potenciais. A marca sempre deve transmitir a mensagem de uma maneira que seja atrativa para o público que pretende impactar. 

Você pode entender mais sobre o seu público com ferramentas como o Audience Insights do Facebook ou no próprio Instagram Insights. 

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