Fazer campanhas nas redes sociais, os social ads, é uma das formas mais eficientes de se ter retorno em marketing com baixo investimento.
Mas não se iluda achando que é super simples e que é só apertar alguns botões. Para você ter resultado, você precisa saber fazer e ter uma estratégia por trás.
A gente espera que você já saiba que atualmente é essencial para qualquer negócio – inclusive o seu – estar presente nas redes sociais. Manter contato com sua audiência com assuntos relevantes e interessantes é uma das melhores formas de se estar presente, e o marketing de conteúdo pode te ajudar com isso, inclusive nas redes sociais.
Mas se você quer crescer, aumentar sua audiência, converter em vendas, aumentar o alcance das suas publicações, você vai precisar sair do orgânico e investir nas campanhas das redes sociais.
O jeito certo de fazer campanha nas redes sociais
Meninas, nem sempre o mais fácil é o mais certo e que dá resultado.
Por isso, NÃO caia na tentação de apertar aquele botãozinho azul de impulsionar que fica embaixo da sua publicação. Ele sim, é o jeito mais fácil. Mas não dá os resultados que você precisa. E é por causa desse botão aí que tem muita gente que fala que não tem resultado com as campanhas de redes sociais. Por isso, não caia nessa!
Tanto para o Facebook, quanto para o Instagram, a plataforma que você PRECISA usar se chama BM – Business Manager do Facebook.

Como você já deve saber, tanto o Facebook como o Instagram são da mesma empresa, então foi unificada a forma de realizar os anúncios.

No facebook o ideal é que você tenha uma página comercial (e não o seu perfil, que é pessoal). E no Instagram você deve mudar sua conta para comercial. E interligue o facebook com o instagram, assim facilita sua vida.
Nessa plataforma você vai precisar abrir uma conta de anúncios, e é dela que você vai gerenciar seus anúncios, seja lá aonde você quiser colocá-los.
O que você precisa definir para sua campanha nas redes sociais:
A ferramenta do BM meio que te leva no passo-a-passo, e você vai precisar configurar sua campanha, conjunto de anúncio e anúncio. Mas fique esperta porque tem umas pegadinhas no meio do caminho.
Os principais pontos para ficar bem de olho:
- Defina bem qual o seu objetivo: vendas, audiência, tráfego, se tornar conhecida, etc... Você precisa ser estratégica antes de colocar qualquer coisa aqui.
- Local que você quer aparecer - e seja específica! O "normal"da plataforma é te colocar em mil lugares diferentes- desclique! Foque seu dinheiro e sua mídia em locais que você terá mais relevância e resultado.
- Segmente muito bem sua audiência: vá na sua persona! Você precisa ser bem específica para ter bons resultados! Fale com quem quer te ouvir, seja visto por quem quer te ver. E lembre-se: o facebook conhece muito bem as pessoas, do que elas gostam, o que fazem e o que buscam. Use isso à seu favor.
- Defina seu orçamento: o valor mínimo da plataforma é de um pouco mais de 5 reais (em torno de R$5,60 - o valor é dolarizado então varia um pouco). Defina a duração do seu anúncio.
- Faça um criativo incrível - criativo é a publicação que será promovida. Lembre-se que diferentes formatos (feed, stories, market place, artigo) precisam ter um criativo específico. Não caia na roubada da ferramenta adaptar - fica feio! E outra: não pode ter texto em mais de 25% da arte, por isso privilegie suas melhores imagens!
- Coloque um CTA - call to action (chamada para ação) relevante para a sua publicação.
Dica Extra
Crie um padrão para nomear suas campanhas, conjuntos de anucios e anuncio. Com o tempo você pode se perder se não estiver bem organizado.
Feito tudo isso, com um embasamento estratégico anterior, é resultado na certa! E o melhor: você pode analisar seus números e resultados muito rápido, por isso fique de olho. Qualquer coisa dá para fazer ajustes, intervir, arrumar e fazer dar certo!
Para saber mais, e como nós trabalhamos com as redes sociais, clique aqui. E se você quiser aprender tudo certinho, a gente te pega pela mão virtual na nossa mentoria.